quinta-feira, 23 de agosto de 2012

PROJETO- SUSTENTABILIDADE




     Todos tem direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum, do povo e essencial a sadia qualidade de vida, impondo-se ao poder publico e a coletividade o dever de defende-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações (Constituição Brasileira art.225).

OBJETIVO:
     Promover a interação humana com o meio ambiente, trabalhando a educação ambiental como uma ferramenta de mudanças nas relações do homem com o ambiente, com a proposta principal de superar essa divisão entre natureza e sociedade, através da formação de uma atitude ecológicas nas pessoas, formando assim sujeitos capazes de compreender o mundo e agir nele de forma critica e consciente.

JUSTIFICATIVA:
     A Educação ambiental surge como respostas á preocupação da sociedade com o futuro da vida.
     Ao mesmo tempo em que ocorreu um grande crescimento do conhecimento humano, no que se refere a ciência e a tecnologia, também ocorreram mudanças nos valores e modos de vida da sociedade, com o surgimento do processo industrial e o crescimento das cidades, aumento-se a utilização dos recursos naturais e a produção de resíduos. Enfim, todos esses fatos geram profundas mudanças na cultura, afetando principalmente  a percepção do meio ambiente pelos seres humanos, que passamos a vê-lo como um objeto de uso para atender suas vontades, sem se preocuparem em estabelecer limites e critérios apropriados.
     Então por esses motivos surgiram ás conseqüências dessa cultura moderna, ou seja, os problemas ambientais que afetam principalmente a qualidade de vida.

CARACTERÍSTICAS DO MEIO AMBIENTE:
     O meio ambiente natural é caracterizado quando as seus aspectos naturais de uma determinada área são mantidas conforme a organização própria da natureza, sem passar pela interferência direta do ser humano.
     O meio ambiente modificado é aquele que passou por alterações provocadas especificamente pela espécie humana.

OS AMBIENTES PODEM SER CARACTERIZADOS COMO :

·                     Ambiente preservado- e o ambiente cujos bens naturais existentes não estão disponíveis e nem podem ser utilizadas diretamente em beneficio da espécie humana. Por exemplo: parques naturais faixas de matas galeria etc.
·                     Ambiente conservado- e o ambiente que é atingido pelas ações humanas, seus bens beneficiam as comunidades, no entanto, todos são conscientizados dos limites de tolerância que o meio ambiente possui. É mantido em condições de uso equilibrado, respeitando as leis de organização da natureza como algo muito importante visando a sustentabilidade das futuras gerações.
Ambiente degradado- e o ambiente transformado negativamente pela ação humana. O uso predatório queimar das florestas, lixos nas encostadas dos rios, nas ruas, pichações de paredes, etc.

DESEQUILÍBRIO ECOLÓGICO
       Os processos naturais ocorrem de forma cíclica, onde tudo é "reaproveitado" ou seja , um processo em equilíbrio, mas quando há alguma alteração no ciclo desses processos naturais, ocorre um desequilíbrio ecológico.

POLUIÇÃO
       A lei 6.938,de 31/08/1981, que dispõe sobre política nacional do meio ambiente, considerou poluição qualquer tipo de alteração no meio ambiente que possa prejudicar os seres vivos ou o local em que estes se encontram. Segundo essa lei, a poluição é uma degradação da qualidade ambiental resultante de atividades que direta ou indiretamente: 

·                     prejudicar a saúde, a segurança e o bem estar ambiental;
·                     cria condições contrarias as atividades sociais e econômicas;
·                     afeta desfavoravelmente a biota (conjunto de seres vivos de um ecossistema).
·                     afeta as condições estéticas e sanitárias do meio ambiente;
·                     lança matéria ou energia em desacordo com os padrões ambientais estabelecidos.

POLUIÇÃO DO AR
       Para sobreviver, o homem precisa diariamente de cerca de 15 quilos de ar. Ao respirar um ar poluído, o homem envia para seu organismo, componentes tóxicos que podem causar doenças respiratórias como asma, bronquite, infecções nos pulmões, enfisema pulmonar e doenças do coração.

POLUIÇÃO DA ÁGUA 
       A água é uma das substancias mais importantes para todas as formas de vida na terra. Está presente em todos os organismos vivos, fazendo parte de uma infinidade de substancias. Há inúmeros seres vivos de diversos tipos e tamanhos que também vivem na água. É considerada um solvente natural, portanto a água é sempre encontrada associada a outras substâncias.
  A escassez de água no planeta e uma preocupação mundial e já existem previsões de que a água doce será o recurso natural mais disputado neste século.

POLUIÇÃO DO SOLO
       O solo e a formação natural que se desenvolve na porção superficial da crosta terrestre. E no solo que o homem constrói sua moradia e extrai a maior parte das substancias que necessita para sua sobrevivência.

PROMOVER O INTERESSE HUMANO COM O MEIO AMBIENTE
      Os resíduos solos são os maiores causadores da poluição do solo. Muito desses resíduos, como lixo doméstico ou industrial por não serem degradados ou por demorarem para serem degradados, na natureza, podem permanecerem por muitos anos poluindo o meio ambiente, existe ainda os esgotos e as águas das chuvas que podem retornar ao solo como poluentes atmosférica,  contaminando assim o solo. também tem a questão demográfica e os hábitos de consumo.

AÇÕES PARA CONSCIENTIZAÇÃO E PRATICA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL
     A norma internacional ambiental 150-114001 exige das empresas uma adequação as condições ambientais com a implantação de programas de educação ambiental. iremos estimular as empresas adotar um programa que, alem de promover a sensibilização dos funcionários para as questões ambientais, possa igualmente oferecer suporte na implantação do sistema de gestão do mesmo (SGA) das empresas, através do sistema da coleta seletiva, que venha beneficiar cooperativas catadores de matérias recicláveis da nossa cidade
     Desenvolver ações direcionadas a bairros ou comunidades, levando em consideração historia, cultura, e os costumes locais . Através do teatro, gincanas e festivais, shows, musicas e campanhas que possam oferecer recursos interessantes para divulgar as boas praticas ambientais.
      Nas escolas tanto por exigência da nova lei de diretrizes e bases da educação ( LDB). Quanto da nova política nacional de educação ambiental, os conteúdos da educação ambiental deveram ser integrados ao currículo através do que se chama transversalidade" isto e"atravessando"as diversas áreas do conhecimento, de forma a criar uma visão global e abrangente ambiental. Adotaremos estratégias para a sustentabilidade como, por exemplo, parcerias, de intercâmbios de informações entre municípios e compromisso de cooperação com governos locais e os órgãos fiscalizador das políticas ambientais ( IBAMA) e outros. levando em conta, as especificidades e as características particulares, e planejando o dever de ser desenvolvido de forma sustentável em cada localidade.

     Vereador: Junior Meneses 12000

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